sexta-feira, abril 17, 2009

A Festa da Menina Morta




Primeiro longe-metragem dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele.

Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho (Daniel de Oliveira), que após o suicídio da mãe (Cássia Kiss) recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.

O rapaz tem uma relação mal resolvida com a memória da mãe morta e tem uma relação incestuosa com o pai (Jackson Antunes). A cena de sexo entre os dois, por sinal, revoltou parte da platéia em Cannes (mas não em Gramado), ocasião em que algumas pessoas deixaram a sala de exibição.

A idéia para A festa da menina morta veio quando Nachtergaele filmava O auto da compadecida em Cabaceiras, interior da Paraíba, e o ator presenciou uma cerimônia religiosa na casa de uma família, que oferecia seu terreno para a celebração do milagre de sua filha, que havia desaparecido, mas enviado seu vestido após muitas preces.

Premiações
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme na categoria Novos Diretores, no Festival de Chicago.

- Ganhou 6 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas categorias de Prêmio Especial do Júri, Melhor Ator (Daniel de Oliveira, Melhor Fotografia, Melhor Música, Prêmio da Crítica e Melhor Filme - Júri Popular.

- Ganhou 2 Troféus Redentor no Festival do Rio, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Ator (Daniel de Oliveira).

- Ganhou o prêmio de Melhor Ator (Daniel de Oliveira), no 12º Festival de Cinema Luso-Brasileiro.

- Ganhou 2 prêmios no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Roteiro.

Um comentário:

Daniel Braga disse...

Nossa.. parece ser muito bom vou baixar pra ver. Obrigado pela bizu, haha.

Até a próxima. Beijões.

*DB*

.:Relaxa, baby, e flui: barquinho na correnteza, Deus dará!