terça-feira, maio 01, 2007

trecho de "todos os que caem" de beckett

«MISS FITT: (...) Mesmo depois de o serviço religioso ter terminado, quando saio para o ar livre, durante os primeiros cento e cinquenta ou duzentos metros, ando aos tropeções, como numa espécie de sonho ou de transe, por assim dizer - e não consigo ver nenhum dos outros paroquianos. E a verdade é que eles são muito gentis, tenho de reconhecê-lo - a maioria, pelo menos: muito gentis e compreensivos. Agora já me conhecem bem e não me guardam ressentimentos. 'Lá vai ela! (dizem); 'Lá vai a Miss Fitt sempre tão severa, tão concentrada, tão sozinha com o seu Criador - não perturbem a sua concentração!' E afastam-se para evitarem chocar comigo. (Pausa) Ah, sim, erro com frequência por outros mundos interiores, completamente ausente - mesmo aos dias de semana. Pergunte à Mãe, se não acredita. (...) 'Hetty, como é que tu consegues ser tão distraída?' (Suspira) Suponho que a verdade é que eu não estou aqui, Mrs. Rooney, que não estou realmente aqui. Vejo, cheiro e essas coisas todas, faço os mesmos movimentos que todos fazem - mas o meu coração está algures, Mrs. Rooney, o meu coração não está de facto em nenhuma dessas coisas. (...)» (TOQC, p. 12)

Nenhum comentário:

.:Relaxa, baby, e flui: barquinho na correnteza, Deus dará!